Como Instalar o PHP – Curso de PHP Iniciante #03 – Gustavo Guanabara

Nessa aula do Curso Grátis de PHP para Iniciantes você vai aprender como instalar um servidor PHP no seu computador e vai ver como criar o seu primeiro exemplo de código PHP: o “Olá, Mundo!”.

É possível instalar o PHP no seu PC, bem como todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento na linguagem, como o Apache, MySQL, PHPMyAdmin, interpretadores e etc.

Você pode fazer o download das ferramentas usadas no Curso de PHP para Iniciantes acessando o endereço abaixo:

http://cursoemvideo.com/cursos/download-gratis-curso-php/

Em primeiro lugar, você deve ter instalado um servidor AMP de acordo com o Sistema Operacional utilizado no seu computador.

Um WAMP para quem usa Windows (recomendamos o EasyPHP)
Um LAMP para quem usa Linux
Um MAMP para quem usa MacOS

Além disso será necessário instalar um editor de código para fazer a criação e modificação dos seus documentos PHP. Existem várias opções no mercado, mas nós indicamos o PHPStorm da JetBrains, que pode ser baixado gratuitamente a partir do link acima.

No EasyPHP, enquanto o programa estiver aberto os serviços do Apache, interpretador PHP e do MySQL estarão ativos. Para encerrar todos esses processos, basta fechar a janela do aplicativo e tudo será suspenso.

Clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do EasyPHP que fica ao lado do relógio, você pode escolher “Local Web” ou “Local Host” (tecla de atalho: F7) para ter acesso ao seu servidor local e poder executar seus scripts.

Ao criar seus scripts, você deve salvá-los em um local específico. A localização dessa pasta vai depender da versão do EasyPHP que foi instalada.

Para versões mais recentes: C:Arquivos de ProgramasEasyPHPdatalocalweb
Para versões mais antigas: C:Arquivos de ProgramasEasyPHPwww

No PHPStorm, crie um novo projeto e direcione para uma das pastas indicadas acima, dependendo da versão escolhida do seu servidor. A grande vantagem do uso do PHPStorm, é que ele complementa seu código automaticamente e auxilia bastante na criação de grandes scripts.

As tags HTML se diferenciam da super-tag PHP pela sua estrutura.

Os comandos echo ou print servem para escrever algo na tela. Basta utilizar o comando abaixo dentro da tag PHP:

echo “Olá, Mundo”;

Para acessar seu servidor local, salve o arquivo PHP na pasta do seu servidor (precisa ser nesse local específico) e acessar seu servidor local, que pode ser http://127.0.0.1, http://localhost ou algum outro ligeiramente diferente. Para evitar problemas, use o atalho do botão direito do mouse sobre o ícone do EasyPHP ao lado do relógio do Windows e escolhendo Local Host.

Você também pode integrar o PHP ao HTML, CSS ou JavaScript sem problema algum. Durante a aula será demonstrado um exemplo desse tipo de situação.

O PHP é uma linguagem completa. Por isso, a comunidade sempre colabora para a criação da documentação, inclusive já traduzida para Português-BR.

Para ter acesso à documentação completa do PHP, pode acessar nossa área de downloads para ver a documentação online ou baixar a versão offline da ajuda.

http://cursoemvideo.com/cursos/download-gratis-curso-php/

A partir de agora, seu computador é um servidor web e você já pode começar a criar seus scripts PHP 🙂

Aula do Curso de PHP criado pelo professor Gustavo Guanabara para o portal CursoemVideo.com.

Curso em Vídeo
Site: http://www.cursoemvideo.com
YouTube: http://www.youtube.com/cursosemvideo
Facebook: http://www.facebook.com/cursosemvideo
Twitter: http://twitter.com/cursosemvideo
Google+: http://plus.google.com/112666558837414979080

Patrocínio
HOSTNET: http://www.hostnet.com.br
T1Site: http://www.t1site.com.br

source